quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA PENSANDO BEM, TV NAZARÉ, CANAL 30, DIA 7 DE SETEMBRO DE 2011, ÀS 17H

Os resultados da primeira edição da Prova ABC, avaliação educacional do final do ciclo de alfabetização da educação brasileira, indicam que 43,9% das crianças que terminaram o terceiro ano do ensino fundamental nas redes públicas e privadas não aprenderam o que era esperado em leitura. Na região Norte, esta média chega a 56,4%. No Pensando Bem de hoje vamos discutir sobre a realidade da educação no ensino da escrita e da leitura, especialmente aqui na Amazônia. Quais as maiores dificuldades, quais as variáveis que contribuem para estes dados? Nós recebemos aqui no estúdio...

Entrevistadas:


- Selma Pena, doutora em educação – UFPA.


- Débora Ferreira, professora da Educação básica, mestre em lingüística, especialista em letramento.


Debatedor:


- Emanuel Matos, sociólogo.

Metade dos alunos do Norte não sabe ler

(Fonte: Diário do Pará, de Brasília)
O ensino no Brasil vai mal. Para alunos das regiões Norte e Nordeste, a situação é ainda pior. De um total de seis mil alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e privadas de todas as capitais do país avaliados pela Prova ABC, 43,9% não têm o aprendizado de leitura esperado nessa etapa escolar. No Norte, esta média é de 56,4%, ou seja, de cada 100 alunos, 56 não conseguem ler corretamente. No Nordeste a média é de 57,5%.
Quando o tema é matemática, os resultados da região Norte ficam ainda piores: o percentual de alunos com desempenho esperado para o 3º ano da 2ª série é o mais baixo do Brasil, ou seja, 71,7% dos avaliados não aprenderam matemática. A média brasileira é de 57,2% de alunos que não conseguiram aprender o suficiente para sua fase escolar. No Nordeste, é de 67,6%.
A Prova ABC é uma parceria do movimento “Todos pela Educação”, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A avaliação utilizou a mesma escala de desempenho adotada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) aos alunos do 5° e 9° do ensino fundamental. Por esse modelo, o aluno tem o aprendizado considerado adequado quando atinge 175 pontos. O desempenho médio em leitura dos alunos participantes da Prova ABC foi 185,5 pontos em todo Brasil – mas há grande variação nas notas de escolas públicas e privadas e entre estudantes do Norte e Nordeste em relação ao restante do país.
Enquanto os alunos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram desempenho acima da média nacional – chegando a 197 pontos no Sul –, os do Norte e Nordeste atingiram, respectivamente, 172 e 167 pontos. Os resultados também variam entre as escolas públicas e particulares: a média dos estudantes da rede pública foi 175,8 pontos, contra 216,7 entre os da rede privada. Na região Norte, também há discrepância: a média das escolas públicas foi 166,7, enquanto nas escolas privadas os alunos obtiveram a média de 210,6.
    Os alunos que participaram da prova também fizeram uma redação para avaliar competências como coesão, coerência e adequação do texto ao tema proposto, além da observação das normas ortográficas e de pontuação. O desempenho esperado, em uma escala de 0 a 100, era pelo menos 75 pontos. Mas a média nacional foi 68,1, sendo a nota dos alunos das escolas públicas seis pontos inferior a essa média e a dos estudantes da rede privada, 18 pontos superior.
     Nas escolas do Norte do Brasil, a média do aprendizado às normas ortográficas e de pontuação, além de dissertação do texto foi de 58,9. Nas escolas públicas da região, a média foi de 55,4 e nas escolas particulares, de 80,1. As habilidades dos estudantes com os números também foi superior na rede privada na região Norte, cuja média foi 196,7 pontos contra 145,4 na pública.






Nenhum comentário:

Postar um comentário